Santa Branca (SP) integra professores e diretores da rede pública em prol da educação

Santa Branca (SP) integra professores e diretores da rede pública em prol da educação
O trabalho de mobilização social promovido pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação tem avançado nas comunidades, envolvendo cada vez mais participantes. Em Santa Branca, município paulista da região do Vale do Paraíba, um encontro, articulado pela equipe local do projeto, contou com presença de 140 professores e diretores da rede municipal de ensino para discutir caminhos que estimulem um maior envolvimento das famílias nas questões escolares.
A ideia de reunir os docentes e gestores das unidades de ensino foi a estratégia encontrada pela equipe de mobilização e o poder público local, para conquistar mais integrantes para o grupo de agentes-chave do projeto e aproximar as ações das escolas. Com isso, as atividades terão mais adeptos, bem como impactos e resultados positivos não somente nas comunidades, mas também dentro das escolas.
O encontro aconteceu no dia 28 de abril, na EMEI Barão de Santa Branca, e foi conduzido pelas mobilizadoras locais Camila Silva e Talita Grigorini, em conjunto com a consultora técnica Tatiana Motta, da Comunidade Educativa CEDAC. O principal tema discutido foi a participação das famílias, que teve como base a apresentação da cartilha do MEC “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”, além de textos sobre o assunto. 
Após uma produtiva conversa, cada representante das escolas se comprometeu a elaborar um plano de ação específico de distribuição da cartilha e sensibilização de pais. O objetivo do grupo é iniciar a mobilização na comunidade escolar e depois envolver outras organizações do município.
Nesta segunda etapa da mobilização, além dos professores e diretores, se somarão ao grupo de agentes-chave, representantes do Fundo Social de Santa Branca, do Sindicato Rural, da prefeitura e da comunidade. Segundo explica a mobilizadora Talita, em março essas pessoas já tiveram um primeiro contato com o projeto durante uma reunião com a equipe do Parceria. Na ocasião eles se mostraram interessados nas ações e dispostos a também contribuírem para o sucesso do projeto. “A expectativa é grande, pois com um grupo forte e engajado, as diversas atividades planejadas em breve estarão gerando seus primeiros resultados”, avalia Talita.
Por Tadzia Schanoski / Blog Educação

Deixe um comentário