Equipe do ‘Parceria’ realiza encontro com gestores públicos de Aracruz (ES)

Equipe do ‘Parceria’ realiza encontro com gestores públicos de Aracruz (ES)
Localizado a 83 km da capital Vitória (ES), o município de Aracruz é um dos novos integrantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação que começou sua articulação em prol da melhoria da qualidade do ensino do país. Nos dias 02 e 03 de maio a equipe de mobilizadores locais promoveu o primeiro encontro com o Grupo de Apoio à Gestão Pública, que contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Ilza Rodrigues, e de sua equipe técnica.
O objetivo da reunião foi apresentar a metodologia do projeto que, neste ano, abrange duas grandes frentes de atuação: a mobilização social e o apoio à gestão, cada uma desenvolvida a partir de ciclos temáticos. Para trabalhar os assuntos de forma detalhada, o encontro, conduzido pelo consultor Paulo Aragão, da Comunidade Educativa CEDAC, foi dividido em dois momentos.

No primeiro dia o tema abordado foi o Sistema de Avaliações do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDU). Na ocasião,  o consultor destacou o sistema como importante ferramenta de gestão, mostrando que, com base nos subsídios que as avaliações fornecem, é possível medir eficácia das práticas educacionais adotadas pela rede pública, ajudando, assim, a identificar os pontos a serem melhorados.

No segundo dia, as discussões do grupo giraram em torno do Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento que possibilita aos municípios traçarem suas metas e diretrizes e ter acesso aos recursos dos programas federais.

De acordo com os mobilizadores locais Douglas Peixoto e Moisés Mercier, durante a reunião também foram validadas as escolas municipais que serão envolvidas inicialmente na frente de mobilização do projeto em 2011. “Desse modo, conseguiremos ter uma atenção mais focada para obtermos melhores resultados”, contam. As escolas selecionadas estão localizadas nas comunidades de Barra do Riacho, Vila do Riacho, Barra do Sahy, Coqueiral, Comunidade indígena de Caieiras Velhas, Comunidade Indígena Novo Irajá e Sede.

“A Secretaria tirou muitas dúvidas em relação aos temas abordados e deu um retorno muito positivo do encontro. Os próximos passos do projeto no município são o fechamento do Plano de Ação com a Secretaria de Educação e a articulação das reuniões de apresentação do projeto para as comunidades”, finaliza Douglas.
Por equipe Blog Educação

Deixe um comentário