Secretária fala sobre formação de professores no fórum da Undime

Destacando o papel fundamental do professor na melhoria do Ensino Público no país e no Rio Grande do Norte, a secretária estadual de educação, professora Betânia Ramalho Leite, falou na tarde dessa quinta-feira (24) no 13º Fórum Estadual da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), realizado no Centro de Treinamento de Ponta Negra “João Paulo II”.

“A formação de professores está vinculada diretamente a grande expectativa, e necessidade, da melhoria da Educação. O professor está inserido no epicentro da Educação”, afirmou Betânia Ramalho em sua palestra aos secretários municipais de todo o Rio Grande do Norte.

Versando sobre o tema “Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente”, a palestra da secretária também chamou a atenção para a necessidade de uma maior integração por parte dos gestores da Educação no Estado. “Todos estamos diante dos mesmos desafios. Tanto os secretários municipais de educação como nós da secretaria estadual. Precisamos caminhar juntos. Precisamos ter um projeto de Educação único para o Estado”, ressaltou.

A professora Betânia Ramalho, na condição de secretária estadual de educação, é a presidente do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente. O Fórum foi instituído em 2009 pelo Ministério da Educação com a finalidade de disciplinar a política de formação continuada de professores da rede pública de Educação Básica. É composto por todas as instituições de Ensino Superior do Estado, a Undime, Sindicato dos Trabalhadores da Educação, e Fórum das Licenciaturas.

Antes da palestra da secretária Betânia Ramalho no evento da Undime, falou sobre o tema a professora Márcia Gurgel, da UFRN, destacando os objetivos do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente e os cursos oferecidos no Rio Grande do Norte.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte oferece hoje 10 cursos de licenciatura à distância para professores da Educação Básica em 14 pólos localizados em várias regiões do Estado. Oferece também 08 cursos de formação continuada.

O fórum da Undime prossegue nesta sexta (25) com palestras sobre: Merenda Escolar, Programa Mais Educação, Proinfo, Plano de Ação Articulada, e Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.

Deixe um comentário