Prova do Enceeja avaliará diploma do ensino fundamental para jovens e adultos

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas no próximo domingo, 20 de março, em 837 escolas espalhadas por todo o país. O exame tem como objetivo avaliar jovens e adultos que não frequentaram escolas regulares na idade apropriada e pleiteiam um diploma do ensino fundamental a partir do resultado nas provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou, via correios, o cartão de confirmação de inscrição para os 142.545 inscritos, mas os participantes podem consultar na internet o local onde farão a prova, desde que tenham em mãos o número do CPF.
As provas serão aplicadas pela manhã e à tarde. No período matutino – das 8h30 às 12h30 –, serão feitas provas de história, geografia e ciências naturais. À tarde, os participantes prestam testes de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação e matemática, das 14h30 às 19h30. Cada prova terá 30 itens de múltipla escolha e mais um tema proposto para a redação.
Os portões para o exame serão abertos às 7h e fechados cinco minutos antes do início do teste. À tarde, as escolas abrirão entre 13h e 14h25. Os candidatos devem levar um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica transparente de tinta preta. Não será permitida a entrada com aparelhos eletrônicos, relógio, material de estudo, lápis, borracha, apontador, grafite, calculadoras, conforme edital do exame.
O Encceja é uma oportunidade para jovens e adultos com mais de 15 anos concluírem os estudos. Se atingirem a pontuação mínima exigida, 100 pontos em cada uma das provas escolhidas, receberão certificado do ensino fundamental emitido pela Secretaria de Educação do Estado ou do município do candidato.
Fonte: Último segundo

Deixe um comentário