Encontro reúne gestores públicos e agentes-chaves em Laranjeiras (SE)

O município de Laranjeiras, em Sergipe, é mais um dos integrantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação que começou a colocar em prática o plano estratégico referente ao primeiro ciclo de trabalho. No dia 21 fevereiro, a equipe de mobilização do projeto realizou um encontro que reuniu diversos gestores públicos da cidade. Entre os participantes estavam a Prefeita, Maria Ione Macedo Sobral; o Secretário de Educação, Geraldo Vieira da Silva; o Secretário de Cultura e Turismo, Irineu Silva Fontes Júnior; a Secretária de Assistência Social, Zulmira Maria Correia Sobral Bomfim; e o Secretário de Planejamento, Paulo Meneses Leite.
O objetivo da reunião foi apresentar a nova metodologia do projeto, destacando o apoio à gestão pública como uma das frentes de atuação, e discutir com o grupo caminhos para a implementação de ações de mobilização que visem a melhoria da qualidade do ensino no município.
Após uma longa conversa que, na avaliação da mobilizadora local, Paula Toze, foi bastante proveitosa, o grupo definiu dar ênfase à realização do plano de mobilização em três escolas, inicialmente. “A ideia é trabalhar mais ativamente com essas escolas de modo a otimizar os resultados, e, à medida que o projeto se fortalecer na cidade, daí, então, estender as ações para toda a rede”, explica a mobilizadora.
Ela conta que o intuito do grupo ao tomar esta decisão é evitar que as ações se dispersem. Em Laranjeiras, a rede de ensino ainda tem muitos problemas e apresenta um baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Há muito a ser feito nessas escolas, mas optamos por direcionar o potencial do projeto a um universo menor, o que nos permitirá ter um maior controle das ações e, consequentemente, resultados mais eficazes”, diz.
As escolas selecionadas para essa primeira etapa são: E.M. Dr. Lourival Baptista; E.M. Jose Monteiro Sobral; e E.M. Ver. Manoel Sizino Franco.
Um segundo encontro entre os gestores públicos e a equipe do projeto Parceria aconteceu no último dia 4 de março. A consultora técnica Ana Paula Melin, da Comunidade Educativa Cedac, também estava presente e abordou com o grupo a questão dos sistemas de avaliação de ensino do País, tema que abre o primeiro ciclo de atividades de apoio à gestão pública.
Mobilização social
Aproveitando a visita da consultora técnica na cidade, a equipe de mobilização também organizou um encontro com o grupo de agentes-chave externos para dar andamento às ações de mobilização social do projeto. De acordo com Paula Toze, todos participaram ativamente das discussões, dando ideias e tirando dúvidas, num clima de total entrosamento. “O grupo estava bastante engajado e disposto a trabalhar pela educação”, comemora.
Terminada a reunião, os agentes-chave já saíram com uma primeira missão a cumprir: realizar uma pesquisa com os familiares dos alunos das três escolas do projeto para saber como são feitas as reuniões de pais que acontecem periodicamente. A proposta é identificar as características dessas reuniões e avaliar com estes familiares o que eles acham que pode ser feito para aprimorar este importante canal de integração com a escola. Para isso, oito integrantes do grupo visitarão essas famílias para colher as informações. Ao todo serão aplicados cerca de 500 questionários na comunidade.
Os resultados desse levantamento serão apresentados posteriormente aos gestores públicos e a equipe pedagógica das escolas.  A partir desses dados também será realizado um encontro para abordar o tema com os pais, reforçando assim a importância de se valorizar a educação. Uma das ideias que surgiu na reunião foi a organização de uma peça teatral para falar sobre o conteúdo da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). “Esta seria uma forma eficaz de fazer com que a informação chegue igualmente para todos, já que na nossa comunidade existem pais que não foram alfabetizados e não teriam condições de ler a cartilha”, conclui a mobilizadora.
Por Cleide Quinália / Blog Educação

Deixe um comentário