[leia]Polícia Federal apura vazamento do tema da redação do Enem

A suspeita de vazamento do tema da prova da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser alvo de investigação da Polícia Federal de Juazeiro (BA). Professor de Petrolina (PE) teria ouvido comentários de alunos sobre o assunto da redação, pouco antes da prova, realizada em todo o Brasil no último fim de semana.

O delegado-chefe da Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro (BA), Alexandre de Almeida Lucena, afirma que soube do caso na noite de segunda-feira, por meio da imprensa local, que o procurou na manhã desta terça (9/11).

Segundo os relatos da reportagem, disse o delegado, um professor de um cursinho de Petrolina (PE) estava tirando dúvidas dos alunos no sábado, antes da prova, quando foi abordado por um grupo de estudantes que perguntou o que deveriam escrever caso o tema da redação fosse sobre escravidão. “O professor, questionando os alunos porque mencionaram o tema, ouviu que teria vazado o conteúdo da prova, que os alunos já estavam sabendo e teria algo a ver com a escravidão”, contou Lucena, ao acrescentar: “Ele não levou muito a sério, mas posteriormente verificou que um dos textos de apoio falava sobre escravidão do Brasil. Foi aí que decidiu ir até a imprensa e denunciou.”

Ao tomar conhecimento da história, o delegado disse que se adiantou e determinou que policiais fizessem uma investigação preliminar para apurar os nomes dos envolvidos e saber se os relatos procedem. De acordo com o delegado, a procedência dos fatos vai determinar a instauração do inquérito. Se a história tiver fundamento, a investigação oficial deve começar logo na manhã desta quarta-feira (10/11), quando o professor de Petrolina provavelmente será ouvido. Até agora, nenhum dos envolvidos depôs na delegacia de Juazeiro.

Lucena disse que a equipe busca informações consistentes e que, a partir de amanhã (quarta), começará a ouvir as demais pessoas. “São muitos alunos, uma base de 30 souberam da história. Vamos pegar os nomes e saber de onde partiram as informações. Até agora não recebi nenhuma informação oficial, seja de governo, empresa de fiscalização ou do MEC. Tenho que afastar a hipótese do boato para depois instaurar o inquérito. É preciso uma informação concreta do que aconteceu”, destacou.

De acordo com a assessoria de imprensa, o MEC não acredita em vazamento do tema da redação do Enem. O ministério avisou que vai aguardar a apuração da Polícia Federal para se pronunciar oficialmente. “A gráfica responsável pela prova assumiu a responsabilidade do problema de impressão, fez carta e a gente tornou público. Não acreditamos que haja outro problema com o Enem”, declarou a assessoria.

Fonte: DN Online

Deixe um comentário