Senador continua “puxando” Agripino, seu companheiro de dobradinha, na soma dos votos

A dobradinha Garibaldi Filho/José Agripino é sem dúvida o fator principal para que hoje os dois estejam liderando a disputa pelas duas vagas ao Senado, em jogo nas eleições deste ano. No cruzamento dos primeiro e segundo votos, fica claro que o eleitor absorveu a dobradinha e tem exercido o “voto casado”: quem escolhe Garibaldi, em sua maioria também escolhe Agripino.

Dos 439 eleitores que disseram dar o primeiro voto a Garibaldi Filho, 224 preferem Agripino para dar o seu segundo voto, maior importante sobre os que escolhem Wilma: apenas 95. Poucos “garibaldistas” também escolhem Hugo Manso (12) e Sávio (2).

Quando se inverte a tabela, a situação é praticamente a mesma.

Dos 315 eleitores que disseram dar o primeiro voto a José Agripino (DEM), 190 escolhem Garibaldi como segunda opção. Apenas 56 escolhem Wilma, o que dá ainda mais vantagem ao senador peemedebista. Paradoxalmente, há também quem vote em Agripino e no petista Hugo Manso (6).

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) acaba prejudicada nesse encontro dos votos. Ela tem excelente desempenho no primeiro voto, com 386 citações. No entanto, na hora de “dividir” os seus votos, a maioria vai para os candidatos que ela precisa derrotar: 130 para Garibaldi Filho e 85 para José Agripino. O petista Hugo Manso (PT), que é o companheiro de chapa de Wilma, é lembrado por 68 dos seus eleitores.

O cruzamento dos votos no caso de Hugo é mais coerente: dos 22 eleitores que disseram escolher o petista para o primeiro voto, 9 votam em Wilma na segunda opção. Mas tem aqueles que vão votar também em José Agripino (4) e Garibaldi Filho (4).

Deixe um comentário