Iberê sobe para 27% e segundo turno fica mais próximo

Um crescimento de 4,5% do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) é a grande novidade da terceira rodada de pesquisa CORREIO DA TAR-DE/Fiern/Start que é publicada hoje por este jornal. Iberê pulou de 22,5% na última pesquisa para 27% no levantamento realizado entre os dias 28 e 30 do mês passado.

Desde que começou a realizar as pesquisas, a parceria CT/Fie-rn/Start ainda não havia registrado um crescimento tão significativo entre os candidatos ao Governo do Estado. Nos levantamentos anteriores, em meados de julho e agosto, os números ficaram dentro da margem de erro.

Na pesquisa de agora, feita com 1.530 pessoas em 37 municípios potiguares, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) continua na frente, com 43,5% – 1,2% a mais do que na pesquisa anterior, publicada em 23 de agosto e curiosamente 1,2% menor do que o percentual que havia alcançado em julho, que foi de 44,7%.

Iberê permaneceu em segundo lugar, mas diminuiu a diferença para Rosalba. Ele agora está com 27%. Em julho, estava com 24,4%, oscilou para baixo em meados de agosto, com 22,5% e agora teve boa alta, indo para 27%. Com o avanço, a diferença de Rosalba para Iberê diminuiu de 20% na primeira pesquisa, para 16,5% no levantamento atual (veja tabela completa ao lado).

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), de acordo com a pesquisa Start, vem oscilando para baixo. No primeiro levantamento, tinha 12,5%, depois foi para 10,3% e agora aparece com 9,7%.

O número de indecisos teve um recuo com relação ao levantamento anterior. Caiu de 16,1% para 13,8% no levantamento atual.

Segundo turno

O avanço de Iberê ainda não é suficiente para apontar a realização de um segundo turno nas eleições estaduais, mas a diferença entre o percentual de Rosalba e dos demais candidatos é o menor até aqui. Considerando-se os votos válidos, os adversários da candidata do Democratas agora têm de tirar 6% para um deles conseguir uma segunda chance na disputa pelo Governo do Estado.

O Start perguntou ao eleitor sobre um possível cenário de segundo turno. No caso do confronto entre Rosalba e Iberê, a senadora ainda levaria a vantagem, vencendo a disputando com 51% das intenções de voto contra 32,7% do atual governador.

O crescimento de Iberê pode ser explicado pelo avanço do trabalho dos prefeitos e lideranças que ele conseguiu anunciar nas últimas semanas. Um exemplo é Caraúbas, onde ele não conta com o apoio do prefeito Ademar Ferreira, que é do seu partido, o PSB, mas conseguiu unir toda a oposição e alguns partidários de Ademar em torno do seu nome. O resultado foi que Iberê virou para cima de Rosalba naquele município.

Municípios

As cidades pesquisadas pelo Start foram as mesmas do levantamento anterior: Apodi, Areia Branca, Açu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Carnaubais, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Paulo do Potengi, Tangará, Tenente Ananias, Touros e Umarizal. A margem de erro é de 2,52% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Deixe um comentário