Diferença para o 2º turno é de 2,9% nos votos válidos

A diferença dos demais candidatos ao Gover-no do Estado para a líder na corrida sucessória, Rosalba Ciarlini (DEM), agora é inferior a 3%. É o que aponta a quarta pesquisa da parceria CORREIO DA TAR-DE/Fiern/Start, que ouviu 1.530 eleitores entre os dias 4 e 6 deste mês, em 37 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,52% para mais ou para menos e a confiabilidade é de 95%.

Contadas as intenções de votos válidas – aquelas dadas somente aos candidatos, descartando-se brancos e nulos -, Rosalba Ciarlini (DEM) está com 52,9%, contra 34,5% de Iberê Ferreira de Souza (PSB). Carlos Eduardo Alves aparece com 11,24% e os demais candidatos com 1,4%.

Para que aconteça um segundo turno é necessário que Rosalba tenha menos da metade dos votos válidos. Com o resultado da pesquisa de agora, Rosalba está menos de 3% da possibilidade de ter segundo turno. Enquanto isso, todos os demais candidatos, chegaram a 47,1% dos votos válidos, deixando cada vez mais próxima a possibilidade de haver um segundo turno nas eleições deste ano.

Comparativo

A evolução dos votos válidos de acordo com os levantamentos feitos na parceria CT/Fiern/Start aponta para uma diminuição gradativa da diferença da senadora Rosalba Ciarlini para os demais candidatos. Rosalba aparece estacionada, com pequenas variações positivas e negativas. Enquanto isso, a soma dos demais candidatos está em crescimento. Para vencer no primeiro turno, a senadora precisa de 50% dos votos mais 1.

Na primeira pesquisa, publicada em 27 de julho, a senadora tinha 54,27% dos votos válidos, subindo para 55,53% na pesquisa de 23 de agosto. No levantamento publicado em 6 deste mês, a margem caiu para 53,67% e na de hoje foi para 52,9%.

A soma de todos os outros candidatos, respectivamente, foi de 45,83%, 44,47%, 46,33% e agora é de 47,1%. Em caso de segundo turno, o nome a disputar com Rosalba é o do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o segundo colocado isolado nas pesquisas de opinião até aqui.

Municípios

Os 37 municípios que fizeram parte do levantamento desta rodada de pesquisas são os seguintes: Apodi, Areia Branca, Açu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Carnaubais, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Paulo do Potengi, Tangará, Tenente Ananias, Touros e Umarizal.

Os municípios foram escolhidos por sorteio de acordo com as suas respectivas mesorregiões. A quantidade de questionários segue a proporcionalidade da população de cada região, tomando por base números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deixe um comentário