Dilma participa de primeiro debate na televisão

A série de debates televisivos começa, na próxima quinta-feira, na TV Bandeirantes, às 22 h. Sua participação é muito importante. A pergunta de abertura do debate entre os principais candidatos à Presidência será elaborada a partir dos temas que mais preocupam os internautas do portal eBand. Você pode escolher um tema do seu interesse ou, se preferir, sugerir um novo tema: clique aqui.

Quatro candidatos participam do encontro que ocorre na sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em São Paulo, e será transmitido ao vivo para todo o país: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (Psol).

A ampliação do tempo destinado aos candidatos no debate é uma das principais novidades. Em relação ao debate de 2006, neste ano haverá uma rodada a mais de perguntas de “candidato para candidato”.

Mais tempo

O diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre, afirma que as regras foram aperfeiçoadas e que, após uma série de reuniões com todas as legendas, chegou-se a uma fórmula que dá aos concorrentes maior possibilidade de expor suas propostas.

“Esse debate oferecerá mais conteúdo ao telespectador, por isso terá um índice de utilidade maior do que nos anos anteriores”, ressalta. Mitre complementa: “o eleitor está acompanhando a pré-campanha há bastante tempo. E é a primeira vez que verá todos os candidatos juntos, debatendo. Esse encontro vai dar o tom da campanha”.

O primeiro debate entre candidatos à Presidência da República será transmitido pelas tevês Band e Bandnews ( canal de notícias do Grupo Bandeirantes ). Também transmitem o encontro a Rádio Bandeirantes (AM 840 FM 90,9), Bandnews FM (96,9) e o Portal eBand.

Entenda a dinâmica do debate

O debate entre presidenciáveis terá cinco blocos:

1º Bloco: os candidatos respondem a uma mesma pergunta elaborada pela produção com base em temas sugeridos pelos internautas do eBand (www.eband.com.br). A pergunta será respondida, em dois minutos, seguindo ordem de sorteio. Em seguida, neste mesmo bloco, inicia-se a rodada de perguntas de candidato para candidato. A ordem para perguntar será sorteada.

Pergunta: 30 segundos

Resposta: 2 minutos

Réplica: 1 minuto

Tréplica: 1 minuto

2º e 3º Blocos: candidato pergunta para candidato, nos mesmos moldes do primeiro bloco.

4º Bloco: Os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting fazem perguntas aos candidatos. O jornalista faz a pergunta a um determinado candidato e escolhe outro para comentar a resposta. A regra assegura que todos serão perguntados e todos comentarão.

Pergunta: 30 segundos

Resposta: 2 minutos

Comentário: 1 minuto

Réplica: 1 minuto

5º Bloco: o debate termina com a última consideração de cada candidato. Valerá a ordem invertida do primeiro bloco. Ou seja, o último a falar no primeiro bloco será o primeiro a tecer as considerações finais. Tempo de cada candidato: 2 minutos e meio.

Deixe um comentário