Candidatos ao Governo vão à sabatina

Os internautas e leitores da TRIBUNA DO NORTE terão a oportunidade, nesta segunda-feira, de conhecer melhor as propostas dos principais candidatos ao Governo do Estado. Carlos Eduardo Alves (PDT), Iberê Ferreira de Souza (PSB) e Rosalba Ciarlini (DEM) confirmaram presença na sabatina “Os Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, uma parceria da TN com a Federação das Indústrias (Fiern), Federação do Comércio (Fecomércio/RN) e RG Salamanca Investimentos.

O evento marcado para começar às 8h da manhã, no auditória da Casa da Indústria, sede da Fiern, tratará de sete temas específicos: infraestrutura, energia, indústria, comércio e serviços, turismo, empreendedorismo e educação. Toda a sabatina terá cobertura jornalistica em tempo real no portal da TRIBUNA DO NORTE na Internet (www.tribunadonorte.com.br) e também cobertura completa na edição impressa do jornal que, na terça-feira (10), publicará um caderno especial.

Os três candidatos assistirão à abertura com a palavra dos presidentes da Fiern, Flávio Azevedo, e da Fecomercio/RN, Marcelo Queiroz, e a uma palestra geral do diretor-presidente da RG Salamanca, Renato Garcia, que irá situar a plateia a respeito dos temas em discussão. Depois Rosalba, Iberê e Carlos Eduardo terão espaço, um de cada vez, para apresentar suas propostas e responder a perguntas formuladas por empresários potiguares dos mais diversos setores.

A sabatina será mediada pelo jornalista Merval Pereira, colunista de O Globo e comentarista da Rádio CBN e da GloboNews. “Serão três perguntas de cada tema, totalizando 21, que foram formuladas por empresários da indústria e do comércio. O mediador sorteará uma para cada candidato”, explica Renato Garcia. Logo após a apresentação geral sobre os temas, será escolhido por sorteio a ordem dos candidatos.

Cada um terá 25 minutos para falar a respeito dos assuntos tratados na sabatina, com tolerância de mais cinco, e mais 30 minutos para responder a sete perguntas. “Nesse momento, enquanto um estiver fazendo sua apresentação e respondendo as perguntas, os outros dois permanecerão em outras salas da Fiern, acompanhados de suas assessorias”, explicou o diretor da RG Salamanca. Não haverá intervalo, a não ser o tempo necessário para a mudança de um candidato para outro.

Das 21 perguntas já formuladas, empresários ligados à Fiern elaboraram as de infraestrutura, energia, indústria e duas das três de educação, enquanto os empresários ligados à Fecomercio/RN prepararam as de turismo, empreendedorismo, comércio e uma das três de educação. “Merval Pereira vai ler a pergunta e vai revelar também quem a formulou. Todos responderão a sete, uma de cada tema, mas ninguém saberá com antecedência o conteúdo”, reforça Renato Garcia. O público será formado por empresários, políticos e eleitores em geral e os candidatos já foram alertados que não poderão proferir ofensas pessoais aos adversários, caso contrário o mediador poderá adverti-los, ou suspender o uso da palavra, passando para a pergunta seguinte.

Parceiros destacam importância da sabatina com os candidatos

O presidente da Fiern, Flávio Azevedo, alerta para a necessidade de o empresariado acompanhar de perto a atual campanha: “As eleições vão dar os rumos dos nossos destinos. O Rio Grande do Norte tem recursos limitados para investimentos e o governo é o maior cliente no Estado. Por tudo isso, é ainda mais importante sabermos o pensamento dos candidatos e o que pretendem implementar, caso sejam eleitos.”

Já o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz, enfatizou a importância da sabatina. “Esta edição especial, na qual ouviremos candidatos ao governo, coroa o nível de qualidade dos seminários promovidos pelo ‘Motores do Desenvolvimento’. Trata-se de uma oportunidade ímpar que nós empresários teremos de ouvir as propostas, os planos e até de colocar nossos posicionamentos para estes potenciais futuros comandantes do nosso Executivo, fortalecendo o relacionamento do setor produtor com o poder público.”

Para o diretor de redação da TRIBUNA DO NORTE, Carlos Peixoto, é importante que os os três postulantes ao cargo de governador demonstrem conhecimento sobre os assuntos e objetividade na apresentação de ideias. “A sabatina só terá valor real se eles, os candidatos, mostrarem que aprenderam alguma coisa dos debates anteriores e não ficarem, em relação aos temas propostos, limitados ao discurso de campanha. A expectativa é que sejam apresentadas propostas concretas de políticas públicas”.

Flávio Azevedo, por sua vez, destacou ainda a proximidade entre a política e o desenvolvimento. “Queremos saber o que pensam os candidatos para que cada um forme opinião e dê sugestões. Costumo dizer que a economia vai a reboque da política. A política define os rumos de dois poderes, Executivo e Legislativo, e a economia vai a reboque destas decisões. Eventuais equívocos desses poderes podem comprometer empresas e empresários”, destaca.

‘Motores’ promove seminários para debater o desenvolvimento

A série de seminários “Os Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte” vem sendo promovida há mais de dois anos e tem como objetivo colocar em discussão temas fundamentais da economia e da sociedade potiguar, com a participação de autoridades locais e nacionais, tanto do poder público, quanto da iniciativa privada. Além dos debates, foram publicados suplementos especiais a respeito de cada tema, sempre encartados no jornal TRIBUNA DO NORTE, no domingo posterior aos seminários, e trazendo reportagens especiais sobre os assuntos em discussão.

“Ao realizar ‘Os Motores do Desenvolvimento’, a TRIBUNA DO NORTE construiu, em conjunto com todos os parceiros públicos e privados, um espaço de discussões para o conhecimento da realidade do Estado em cada uma das áreas-temas. Foi uma iniciativa inovadora e que, mesmo não abrangendo todos os temas necessários, por falta de tempo hábil e outros detalhes logísticos, forneceu à opinião pública e aos segmentos político e empresarial a oportunidade de se posicionar sobre demandas relacionadas ao planejamento de políticas e bases do desenvolvimento”, observa o diretor de redação da TN, Carlos Peixoto.

O diretor da RG Salamanca, Renato Garcia, lembra que a série de debates “Os Motores do Desenvolvimento”, que conta também com a realização da Fiern e Fecomercio/RN, desde 2008 tem promovido importantes discussões sobre áreas essenciais da economia potiguar.

O primeiro seminário da série foi realizado em junho de 2008, com o tema “infraestrutura”. Em agosto do mesmo ano foi a vez de se tratar de “energia” e em novembro de “turismo”. No ano de 2009 foram realizados debates a respeito da “Indústria”, em agosto; “Comércio e Serviços”, em outubro; e “Empreendedorismo”, no mês de dezembro. Já em 2010 os parceiros promoveram um seminário com o tema “Educação”, no último mês de maio.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário